Geração Distribuída
ENTENDA COMO FUNCIONA A GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA NA PRÁTICA!
Sim, a sua empresa pode gerar a própria energia elétrica!
A geração de energia a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada pode ser local (próxima às unidades) ou remota. O excedente de energia gerado é convertido em créditos no pagamento das suas faturas e distribuído à comunidade local. Ou seja, sua empresa economiza e contribui para o desenvolvimento sustentável da população local.
Autoconsumo local
A Energia é gerada no próprio ponto de consumo para atendimento prioritariamente das cargas no local e apenas a energia excedente é injetada na rede. Ao final do mês é realizando o balanço do total de energia injetado na rede e consumo. Se essa diferença for positiva a unidade acumula créditos para serem utilizados nos meses seguintes e paga apenas o custo de disponibilidade à distribuidora.
Muito comum vermos instaladas no telhado, também podem ser instalados no solo, coberturas de estacionamento e outros locais desde que estejam dentro do mesmo local do ponto de consumo. Avaliamos o potencial de geração de energia em todos os locais da sua propriedade e dimensionamos o projeto para maior viabilidade financeira.
Autoconsumo remoto
O projeto é instalado em ponto diferente do consumo, permitindo viabilizar projetos de energia renovável diversos, como mini hidrelétricas, biogás, eólico e maiores projetos solares instalados em locais de maior potencial de geração de energia, desde que estejam conectados na mesma distribuidora em que estarão as unidades beneficiadas pela energia. Nesse caso a apuração da energia é realizada mensalmente e abatida nas unidades consumidoras associadas ao projeto. A distribuidora atual continua como sua fornecedora de energia, mas você só paga a diferença entre a energia gerada pela usina remota e a que suas unidades consumiram.
Temos projetos de diferentes fontes de energia em todo o Brasil em diferentes estágios, com opção de dimensionar de acordo com o consumo do consumidor.
Autoconsumo compartilhado
Nesse modelo, consumidores podem se unir para compartilhar a geração de uma usina e distribuir entre as unidades que fazem parte do mesmo. Para isso devem ser estabelecidos consórcios ou cooperativas em que os consumidores podem aderir com baixo risco e, em geral, sem investimento inicial para usufruir da energia gerada por um projeto instalado remotamente. Da mesma forma que nos modelos anteriores, a compensação dos créditos de energia é realizada diretamente na fatura seguindo as mesmas regras e continuando conectado à distribuidora local.
Em virtude de não ter isenção de ICMS nesse modelo em diferentes estados, esse modelo possui viabilidade apenas em alguns casos, mas temos projetos e parcerias em diferentes locais e podemos simular o melhor cenário para você.