Saiba como economizar com o sistema de ar condicionado da empresa

Grupo Gera > Eficiência energética > Saiba como economizar com o sistema de ar condicionado da empresa

O sistema de ar condicionado é uma das principais fontes de gasto de energia nas empresas e, consequentemente, impacta significativamente os custos. Contudo, sua ausência influencia negativamente no conforto e produtividade dos colaboradores.  

Moramos em um país tropical, e, por isso, as temperaturas médias costumam ser elevadas. Sendo assim, o uso do sistema de ar condicionado é quase indispensável para obter um ambiente com uma temperatura confortável. Contudo, o conforto térmico costuma causar aumento do consumo de energia, principalmente no verão. 

Sendo assim, deixar de utilizar os sistemas de refrigeração não é uma opção. O ideal é utilizá-los de forma econômica. Sim, isso é possível, mesmo utilizando ar condicionado com frequência e com conforto. Para isso, é necessário saber mantê-lo mais eficiente. e por isso, Pensando nisso, para você saber como mantê-lo mais eficiente, a seguir, mostramos algumas dicas. Não perca e leia até o final!

Não desligar o ar condicionado por curtos períodos

Ao contrário do que se pensa, desligar o ar condicionado no horário de almoço não proporciona economia, pois o ar realiza dois tipos de esforços: um para diminuir a temperatura do ambiente e o outro para mantê-la baixa. Ao desligar por um curto período, em vez de apenas manter a temperatura baixa, ele terá que realizar todo o processo de diminuição novamente.

Manter o ambiente fechado

Ao deixar janelas, portas, ou brechas abertas, será necessário muito mais esforço muito do aparelho para diminuir ou manter a temperatura do ambiente. Este esforço extra resulta em um maior consume elétrico. 

Utilizar um sistema de ar condicionado adequado

Para que o sistema de ar condicionado seja eficiente e econômico, é essencial que seja adequado ao ambiente, ou seja, com a capacidade de Btu/hr que é realmente necessária para o espaço. Quando mal projetado, o compressor do ar-condicionado opera mais do que deveria, até mesmo quando a capacidade é mais baixa que o necessário. Isto acaba aumentando consideravelmente a sua conta de energia.

 Outro fator importante é escolher a tecnologia mais adequada para a ocasião. Deve-se levar em consideração o projeto arquitetônico e outras características como o tipo do ambiente a ser refrigerado. 

Manter os aparelhos e o sistema limpos

Quando a unidade interna do ar-condicionado está suja ou com alguma obstrução em sua serpentina, o seu ventilador acaba não conseguir trocar o calor necessário. Ao não trocar calor, sua máquina exerce um maior esforço para alcançar a temperatura desejada. Está sujeira acumulada também pode causar problemas respiratórios para as pessoas. 

Além disso, o seu prejuízo pode ser maior, uma vez que esta sujeira no sistema de ar condicionado ainda pode resultar na queima do compressor e em um curto-circuito, possibilitando, até mesmo, um incêndio. 

Colocar em uma temperatura aproximada de 20ºC e 23ºC

Uma temperatura entre 20°C e 23°C é considerada confortável em um ambiente climatizado. Ao colocar no 17°C no verão do Brasil, o seu aparelho vai tentar deixar seu ambiente em 17°C e provavelmente não vai conseguir. Quando o ar-condicionado não alcança sua temperatura configurada, faz com que o a sua condensadora (responsável por 95% do consumo do aparelho) trabalhe durante todo o tempo ligada.

Sendo assim, o ideal é que fique regulado entre 20 a 23ºC — sendo que a de 23ºC é mais econômica. 

Fazer o monitoramento contínuo da saúde do sistema

Além das ações preventivas periódicas, outra ação importante é o monitoramento contínuo do sistema. Isso pode ser feito por meio de um sistema de monitoramento remoto, que acompanhará a operação dos sistemas e alerta-lo em caso de mau funcionamentos.

Esse tipo de sistema possibilita o acesso à alertas de temperatura e umidade, além de relatórios de eficiência de cada equipamento e a possibilidade de configurar horários de funcionamento, reduzindo desperdícios.  

A redução no consumo de energia elétrica está bastante relacionada com a forma como um equipamento é utilizado. Utilizando nossas dicas, acredito que seu sistema de ar condicionado já terá um resultado de economia considerável.

Gostou deste texto e quer ficar por dentro de mais assuntos como esse? Então, aproveite a visita ao blog e assine nossa newsletter. Assim, você receberá os novos posts em primeira mão!