Como reduzir gastos com energia na empresa? Conheça 6 soluções!

Grupo Gera > Gestão de Energia > Como reduzir gastos com energia na empresa? Conheça 6 soluções!

Para conquistar o equilíbrio das contas e aumentar a margem de lucro do negócio, uma das estratégias é desenvolver ações para reduzir gastos na empresa.

Boas práticas para diminuir a conta de energia elétrica colaboram para as reduções de gastos. Para se ter ideia, o custo com energia chega a 10% em pequenas empresas e em 15%, na média, para indústrias em relação aos seus gastos totais.

Neste artigo, apresentamos 6 maneiras de reduzir gastos com energia que quem conhece de energia elétrica tem utilizado. Continue a leitura e descubra quais são!

1. Ajuste contratos para redução dos custos

Você sabia que a concessionária de energia oferece o serviço basicamente em duas categorias de intensidade de tensão? A baixa e a média tensão dependem do porte da edificação e das particularidades da região onde ela está.

As empresas que recebem tensão acima de 2,3kV se enquadram como média tensão e podem selecionar, principalmente, entre duas modelos de tarifação no momento do contrato: horo sazonal verde e azul.

Já as unidades em baixa tensão, podem escolher entre a o modelo de tarifação convencional ou a tarifa Branca. No caso da tarifa convencional, é cobrado um mesmo preço pela energia elétrica em todos os horários e dias da semana. Já na tarifa branca, são cobrados valores diferentes de acordo com a hora e o dia, divididos em três períodos:

  • Horário de ponta: a energia é mais cara durante 3 horas em dias úteis.
  • Horário intermediário: Estabelecidos 1 hora antes e 1 hora após o horário ponta, onde o preço da energia é um pouco mais baixo que no horário de ponta.
  • Horário fora de ponta: é o período em que a energia tem o menor preço.

É interessante revisitar essas tarifas para verificar se a sua empresa está operando com as melhores condições, de acordo com o perfil do negócio. Por isso, coloque no radar a atualização dos contratos de energia elétrica para reduzir gastos.

2. Contrate energia no mercado livre

Modalidade exclusiva para pessoas jurídicas, recebendo energia elétrica em média ou alta tensão, com demanda contratada de 500 kW, o mercado livre de energia pode ser uma boa opção para o seu negócio. As suas principais vantagens são que o consumidor consegue prever os seus custos com energia elétrica, pois os valores já são previamente estipulados no contrato de prestação de serviços e a redução de custos com energia elétrica.

A contratação de energia elétrica pelo mercado livre pode trazer também os seguintes benefícios, além da redução de custo:

  • mesmo preço independentemente se o uso está no horário de ponta ou não;
  • possibilidade de comprar energia renovável, o que posiciona a sua marca com o comprometimento do desenvolvimento sustentável.

3. Geração Distribuída

A geração distribuída de energia (GD) é uma modelo de produção de eletricidade que funciona de forma descentralizada. Isso significa que o consumidor também se torna um produtor de energia. A GD está relacionada ao uso de energias renováveis, como a fotovoltaica, a hídrica e a eólica.

Na geração distribuída, as unidades produtoras destinam energia para a rede da concessionária e, ao final do mês, os kWh produzidos são convertidos em créditos na conta de luz, trazendo então a economia para o empreendimento. As categorias existentes de GD são:

  • geração compartilhada;
  • junto à carga;
  • condomínio com GD;
  • autoconsumo remoto.

4. Invista na manutenção de aparelhos

Equipamentos danificados tendem a consumir mais energia. Por isso, é essencial ter um cronograma de manutenções preventivas para garantir que os principais equipamentos estejam funcionando perfeitamente. Máquinas industriais e o ar-condicionado consomem bastante energia e precisam de uma atenção a mais.

O ar-condicionado, por exemplo, é um equipamento que demanda monitoramento mais preciso. Caso ele esteja com um mau funcionamento, tem-se um impacto considerável no custo energético da sua empresa. No mercado, é possível encontrar soluções disruptivas que fazem o controle desse aparelho por meio de medidores. Esses itens, por meio da telemetria, enviam informações minuto a minuto sobre o desempenho do ar-condicionado.

Além disso, aposte em uma cultura Green IT (TI Verde), em que os equipamentos comprados ou alugados têm o selo de eficiência Procel do Inmetro, pois é isso que comprova o consumo mínimo de energia.

5. Contrate uma consultoria energética

Para que você possa definir quais são as estratégias mais certeiras para reduzir gastos com energia no seu negócio, além de implementar boas práticas diárias, é fundamental contratar uma consultoria especializada no assunto. Assim, é possível identificar oportunidades de ganhos e conhecer melhor as soluções existentes no serviço de energia.

Uma consultoria especializada pode oferecer o monitoramento de energia do seu negócio em tempo real: isso é crucial para mapear os momentos de maior consumo, fazer o diagnóstico e criar um plano de ação aderente ao perfil operacional da sua empresa. É preciso investir para economizar ao longo prazo.

6. Conscientize os seus colaboradores

Não adianta investir em soluções inovadoras no mercado se os seus colaboradores não estão prontos para cooperarem para o sucesso delas. Educá-los com boas práticas para o consumo consciente de energia elétrica é o passo mais importante para conquistar a redução de custos com essa conta.

Para reduzir gastos com energia elétrica não deixe de desenvolver na sua empresa uma cultura sustentável. Invista em campanhas de comunicação interna, mensure a sua eficácia para otimizar o consumo de energia e reconheça o empenho dos colaboradores nessa empreitada.

Conscientize os seus colaboradores, aposte em ambientes pintados com cores claras, móveis também claros e uso de sensores de presença, por exemplo. Implementando essas ações na rotina da sua empresa, com certeza, reduzir gastos com energia elétrica vai ser uma meta alcançada com maestria.

Se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre as oportunidades para melhorar o consumo de energia elétrica, siga as nossas novidades no LinkedIn!