Saiba como promover eficiência energética e reduzir os gastos na sua empresa

Grupo Gera > Eficiência energética > Saiba como promover eficiência energética e reduzir os gastos na sua empresa

Ter eficiência energética na empresa significa contar com uma estratégia com foco na otimização do consumo de energia, criando ações para que o custo seja reduzido. A diminuição das despesas operacionais proporciona aumento da lucratividade, impactando positivamente na competitividade do negócio.

Conheça 6 soluções práticas para reduzir os gastos com energia da sua empresa

Gestores em busca de alavancar resultados corporativos devem estar atentos aos valores despendidos nesse gasto fixo do orçamento. Com os equipamentos corretos, é possível monitorar eficientemente o consumo energético, o que acarreta em outros benefícios além do econômico.

Acredite: com o planejamento correto, você será capaz de reduzir significativamente o valor da conta de luz da empresa. Continue a sua leitura e saiba como!

CONHEÇA OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS EM PROMOVER EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES

A implementação de um sistema que otimize o consumo energético é uma das formas mais eficientes de diminuir o gasto com eletricidade, ampliando a rentabilidade do negócio. Portanto, saiba que gestores que estão na vanguarda da administração corporativa já compreenderam que essa é uma alternativa extremamente relevante para minimizar o uso de energia.

Vale lembrar-se de que o Brasil tem uma das tarifas energéticas mais caras do mundo. Como se não bastasse isso, aAssociação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) afirma que cerca de 10% da energia gerada no país é desperdiçada. Mas as vantagens em promover eficiência energética nas organizações vão além do âmbito econômico. Ao modernizar as instalações elétricas do empreendimento para criar ações inteligentes de redução do uso da energia, a companhia também estará diminuindo a utilização de recursos naturais.

Isto é, além de economizar dinheiro, seu negócio ainda se torna ambientalmente responsável, o que traz benefícios para a marca. Isso porque os consumidores estão cada vez mais conscientes em relação à necessidade de preservação do meio ambiente. Isso significa que a tomada de decisão no momento da compra tem passado mais e mais pela análise da postura do fabricante ou prestador de serviço em relação às ações de cuidado com o ecossistema.

VEJA ALGUMAS MEDIDAS QUE AJUDAM A AUMENTAR A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Algumas boas práticas para o aumento da eficiência energética passam por processos que requerem um estudo adequado, planejamento e a contratação de serviços profissionais devidamente qualificados. Já outras ações, como estratégias de engajamento dos colaboradores em relação ao tema, devem ser direcionadas aos setores de recursos humanos e marketing, de modo que seja criada uma comunicação interna inteligente, simples e objetiva.

Vejamos algumas medidas que impactam positivamente naredução do consumo de energia de uma empresa.

USAR EQUIPAMENTOS MAIS EFICIENTES

Todo equipamento que consome menos energia é um grande aliado na eficiência energética do seu negócio. Uma troca simples e que traz ótimos resultados na redução do consumo de luz é optar por lâmpadas de LED, ao invés das incandescentes ou das fluorescentes. Ainda que sejam mais caras, as lâmpadas de LED consomem menos energia, o que faz o investimento valer a pena.

Fique atento a equipamentos mais antigos, pois eles tendem a consumir mais eletricidade do que os novos. Procure analisar o custo de aquisição de novos itens, pois, muitas vezes, essa mudança é compensada com a economia energética.

INSTALAR SISTEMAS DE MONITORAMENTO

Os gestores da organização devem identificar quais são as variáveis principais que protagonizam o consumo deenergia. Assim, ao levantar esses dados, é possível traçar uma linha de base energética, com o suporte das estatísticas. O objetivo é ter uma previsibilidade real do uso de eletricidade na empresa e saber apontar as variáveis históricas que influenciam esse gasto. Com isso, as decisões tomadas serão mais acertadas, por conta do embasamento em dados reais.

Entre as diversas funções de sistemas de monitoramento e automação, estão o controle do consumo e da intensidade da luz, a regulação da temperatura da sala, a otimização do uso de ar-condicionados e muito mais.

OPTAR POR PROJETOS ARQUITETÔNICOS MAIS INTELIGENTES

A luz natural é uma grande amiga da diminuição do gasto com energia elétrica. Portanto, procure aproveitá-la ao máximo nos ambientes corporativos.

Outra atitude simples, mas que funciona muito, é escolher cores claras para pintar as paredes das instalações empresariais. Os tons mais escuros pedem mais iluminação e mais refrigeração, algo que caminha na direção oposta da eficiência energética.

Isso acontece porque cores escuras absorvem a luz, sendo que as claras a refletem. Quando a luz é absorvida, a tendência é que o ambiente fique mais quente, o que aumenta a demanda do uso dos aparelhos de ar-condicionado.

Falando em ar, os lugares onde ele circula melhor gastam menos com a refrigeração do local. O ponto principal aqui e que muitas pessoas erram é pensar apenas na entrada de ar e esquecer-se da saída.

Lembre-se de que não adianta muito ter janelas enormes para o ar entrar e apenas uma porta pequena para ele sair. O ambiente de trabalho deve contar com amplas entradas e saídas de ar, para que ele circule mais.

DISSEMINAR AS BOAS PRÁTICAS ENTRE OS COLABORADORES

Ainda que seja imprescindível o engajamento de todo o quadro de colaboradores do empreendimento para a promoção de eficiência energética dentro da organização, esse é um grande desafio. O envolvimento dos funcionários é a mola propulsora para o ganho de escala da utilização consciente de energia elétrica, atitude que traz benefícios diretos e indiretos para toda a sociedade.

Desenvolva uma campanha de comunicação com linguagem de fácil entendimento, mostrando como cada um dos trabalhadores pode contribuir para o bem do nosso planeta e para o aumento da rentabilidade do negócio. Quando as pessoas enxergam um real valor em algo, elas ficam muito mais propensas a colaborar com o projeto, principalmente quando se trata da utilização inteligente de recursos naturais.

Momentos de crises econômicas e um mercado cada vez mais competitivo pedem a elaboração de um planejamento financeiro inteligente, com foco na redução de despesas e na aplicação da verba corporativa com competência. Considerando esse cenário, a energia atua como um fator bastante importante, já que não é possível operar sem ela.

A boa notícia, como você leu neste post, é que existem maneiras para reduzir os custos dessa despesa fixa. Para tanto, procure uma empresa especializada em eficiência energética e verifique, por exemplo, a possibilidade de instalar um sistema gerador de energia fotovoltaica.

A Gera tem soluções personalizadas com foco no consumidor. Desenvolvemos soluções energéticas sustentáveis para clientes corporativos. Quer saber mais? Entre em contato conosco!