Tire suas dúvidas sobre medidores de energia inteligente aqui!

Grupo Gera > Contratação de Energia > Tire suas dúvidas sobre medidores de energia inteligente aqui!

Os medidores de energia inteligentes possibilitam o monitoramento em tempo real da medição do consumo de energia elétrica referente ao imóvel onde estão instalados. As concessionárias de energia estão realizando a substituição dos medidores antigos (analógicos) pelos inteligentes digitais, que possibilitam monitoramento remoto. 

Esse tipo de medidor captura os dados da eletricidade consumida, para então transmitir as informações às companhias elétricas. O aparelho também pode fornecer medições rápidas e bastante precisas do uso de eletricidade, dando previsibilidade do valor das faturas. 

Neste post, vamos contar para você as principais vantagens do medidor de energia inteligente e, também, explicar as principais dúvidas acerca da sua instalação e do seu funcionamento. Confira! 

QUAIS BENEFÍCIOS AS NOVAS LEITURAS DE ENERGIA TRAZEM PARA O CONSUMIDOR? 

A medição inteligente é uma forma de as empresas realizarem um acompanhamento mais eficiente do volume de energia consumido ao longo do mês. Assim, fica mais fácil ajustar o gasto dessa despesa ao orçamento do negócio, visto que a conta de eletricidade representa um custo relevante no planejamento financeiro de qualquer empreendimento.

Além disso, a medição para faturamento inteligente registra diversas outras informações a respeito do consumo, mostrando, por exemplo, quando uma fonte de geração de energia está sendo utilizada, a quantidade do recurso em uso e para onde está o fluxo de energia. 

A conexão com a internet, que pode ser por cabo ou wi-fi, transmite os dados para um console, onde eles podem ser devidamente analisados, de modo a embasar as estratégias para economizar dinheiro. Outro benefício importante das novas leituras de energia para o consumidor é que o equipamento reduz o número de apagões e falhas no sistema elétrico. 

COMO FUNCIONA A INSTALAÇÃO DOS MEDIDORES DE INTELIGENTES? 

O medidor de energia inteligente pode ser instalado em três pontos diferentes do circuito, a depender do objetivo: 

  • geração – visando ao monitoramento da produção energética, a instalação é feita entre o gerador (ou inversores em sistemas solares fotovoltaicos) e o quadro de distribuição do circuito; 
  • consumo – para monitorar o volume de energia consumida, a instalação é realizada entre o disjuntor geral e o quadro de distribuição (circuito sem geração) ou entre a(s) carga(s) e o quadro de distribuição (circuito com geração); 
  • grid – com o intuito de mensurar a energia injetada e recebida da rede, a instalação é feita entre o disjuntor geral da instalação e o quadro de distribuição. Este método é utilizado hoje pelas concessionárias para balanço de energia em projetos de geração distribuída. 

Como já citamos, lembre-se de que o medidor inteligente necessita de acesso à internet para enviar as informações ao console de monitoramento. Por essa razão, é imprescindível que o local tenha infraestrutura de acesso online. 

Existem modelos de medidores de energia inteligentes que só têm configuração para conexão wireless, enquanto outros têm entrada para o cabo ethernet. De qualquer forma, o importante é a qualidade da rede, pois, caso o sinal sofra muita oscilação, a medição da energia pode ser impactada, visto que os dados não serão enviados pelo sistema consistentemente. 

Com essa leitura, ficou mais fácil entender de que forma os medidores de energia inteligentes auxiliam os gestores a administrarem com mais eficiência os recursos financeiros que são investidos no custo da demanda energética operacional. Ou seja, essa é uma ferramenta de medição para faturamento importante para o planejamento financeiro de qualquer negócio. 

Quer saber mais dicas sobre eficiência energética? Assine a nossa newsletter e fique por dentro do assunto!